LIVRO: Iluminação no Design de Interiores – SUPER RECOMENDO!

12/01 2016

12498435_1021811184544886_1634497259_n

Há alguns dias recebi um M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O presente da editora GG Brasil, o livro Iluminação no Design de Interiores, (clique aqui) da editora GG Brasil e escrito por Malcolm Innes especialista em luminotécnica, artista da luz e professor de iluminação em vários países, também é professor de mestrado e bacharelado na Universidade Napier de Edimburgo na Escócia, além de ser membro ativo da Associação de Projetistas de Iluminação Profissionais. Ufa, com um currículum desses, você já pode imaginar o quão rico é este livro.

A abordagem utilizada por Innes é muito ampla, pois trata do tema luz, partindo da física e toda a complexidade dos elementos naturais de reflexão e refração, passando pela percepção da luz a partir de nossa visão e chegando a luz elétrica e luminotecnia na arquitetura e interiores, utilizando para isso exemplos de visualização  e apresentação de projetos reais executados pelo mundo.

As imagens utilizadas no livro são  de verdadeiras obras de arte da arquitetura, como por exemplo uma Mesquita em Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos, com pé direito de 22 metros de altura e que foi necessários executar uma maquete em tamanho real de um trecho para avaliar o melhor tipo de iluminação, mas por mais suntuosas que algumas edificações podem ser, nem sempre os elementos que comporão o projeto luminotécico serão elementos incomuns.

12511669_1021802607879077_205683965_n

Seguindo essa vertente, gostaria de transcrever um trecho do livro, que remete a tudo isso:

                                   “Embora romances inteiros sejam escritos com apenas 26 letras,

10 dígitos de números arábicos e alguns sinais de pontuação,

o modelo pelo qual estes componentes podem ser combinados e recombinados é

capaz de gerar uma complexidade incrível. Ou seja, com componentes muito

simples, histórias maravilhosas podem ser inventadas. A habilidade de um 

grande autor não reside em conhecer todas as palavras de um idioma, mas

saber usar as palavras de seu vocabulário.”

Iluminação no Design de Interiores – Malcolm Innes, pág 57 – editora GG Brasil

Então com essa ideia de usar os elementos disponíveis em composições nunca antes imaginadas, é o que faz com que a luminotécnica seja uma ciência tão apaixonante, capaz de criar cenas e sensações incríveis.

Trata-se de um livro destinado aos iniciantes pois abordas várias vertentes e direciona para a apresentação de projetos e ao mesmo tempo super indicado para aqueles profissionais experientes e que já estão no mercado, pois apresenta estudos de caso muito bem ilustrados e muitas das vezes soluções ainda não imaginadas.

Que tal se presentear ou presentear alguém com este livro? Tenho certeza que a escolha será certeira, pois como gostei muito do meu presente, resolvi compartilhar com meus leitores e amigos.

Beijos!!

rufipng2.11

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Facebook

Instagram