Iluminação: conforto visual.

20/06 2016

 A iluminação é um dos elementos mais importantes na arquitetura e interiores. É como se a arquitetura estivesse viva – com ‘alma’. Não falando apenas só da iluminação artificial, mas, principalmente, da natural. A luz é a linguagem da arquitetura com o ser humano, pois mexe com seus sentimentos e com o humor. Pode deixá-lo triste ou feliz, agitado ou tranquilo.

MG_1906-2-e1409915027302

Por que este assunto é importante? Porque interfere diretamente na produtividade, nas vendas e na qualidade de vida de quem habita o espaço. Um sistema de iluminação inadequado pode, inclusive, produzir acidentes de trabalho. A iluminação bem utilizada proporciona bem estar, fácil de percebermos isso, né, pessoal? Sabendo as necessidades, o profissional pode criar espaços mais eficientes, funcionais e saudáveis. Não apenas a estética precisa ser considerada, mas também a funcionalidade de cada ambiente e as preferências do morador. A forma como se aplica a luz é específica para cada local. Ela pode ser ambiente, de destaque, dinâmica ou ainda criar ambientes flexíveis. Vejam que linda sala!

sala-5-1024x768

Pra quem gosta das diferentes sensações que as cores despertam, uma dica são as lâmpadas LED, que permitem o uso de verdes, amarelos, rosas claros ou azuis, entre outros tons. Apesar de um custo um pouco maior, essas lâmpadas duram muito mais e em geral possuem garantia de 1 ano. Então, se a pessoa aprecia o efeito, o investimento compensa.

banheiro-1024x477

sala-estar2-1024x689

Outra questão para levarmos em conta na hora da execução do projeto de iluminação da casa é a cor das paredes de cada ambiente.

Paredes escuras absorvem luz, então, precisará de lâmpadas mais intensas. A cor da lâmpada também deve ser levada em consideração: se sua parede é azul, ao colocar uma lâmpada amarelada ela poderá se tornar verde. Já nas paredes com cores claras é possível brincar com filtros coloridos de lâmpadas, produzindo efeitos variados.

Lembre-se de comprar lâmpadas mais eficientes e que produzem menos calor, assim economiza na conta de energia elétrica também.

Em outro post estarei abordando sobre os abajures e luminárias, indicando modelos para cada situação e também ambientes.

Até mais, beijos e abraços!

rufipng2.11

 

http://www.liderinteriores.com.br/blog/2015/02/como-escolher-a-melhor-iluminacao-para-seu-quarto/

http://blog.cerbras.com.br/index.php/a-importancia-da-iluminacao-na-arquitetura/

Foto 01: http://www.selkearquitetura.com.br/?portfolio=iluminacao#!

Foto 02: http://www.selkearquitetura.com.br/?portfolio=iluminacao#!

Foto 03: http://www.lumifato.com.br/blog/a-luz-certa-para-cada-ambiente/

Foto 04: http://www.lumifato.com.br/blog/a-luz-certa-para-cada-ambiente/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Facebook

Instagram

@leticiarufino_