Traços e personalidade únicos: Oscar Niemeyer.

10/11 2014

Próximo de completarmos 2 anos sem o arquiteto Oscar Niemeyer, dia 05/12/14, vamos falar um pouquinho das incríveis obras e da vida deste Engenheiro Arquiteto, comunista e que tinha medo de avião.

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer nascido em 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro, deixou sua interferência na arquitetura mundial. Tendo obras no Brasil, Estados Unidos, Venezuela, França, Itália, Argélia e Espanha.

Assim, Catalão-GO encontra-se em um local privilegiado, do ponto de vista geográfico em relação á obras de Niemeyer. Estamos á 300km de Brasília, capital do país e sede do maior número de obras. Em Goiânia, capital do estado, distante 270Km, deparamos logo na entrada com o Centro Cultural Oscar Niemeyer e á 110 Km, o Teatro Municipal de Uberlândia, inaugurado 15 dias após a morte do arquiteto.

Catedral de Brasília/Foto Marcelo Brandt

Catedral de Brasília/Foto Marcelo Brandt

Centro Cultural Oscar Niemeyer/Foto: Leonardo Finotti

Centro Cultural Oscar Niemeyer/Foto: Leonardo Finotti

Teatro Municipal de Uberlândia/Foto: Alessandro Gomes

Teatro Municipal de Uberlândia/Foto: Alessandro Gomes

O fascinante conjunto de obras, também esconde curiosidades, como por exemplo o projeto do Ministério da Educação e Saúde de 1936, onde Le Combusier foi chamado a pedido de Lúcio Costa, para a execução do projeto e ficando no Brasil 20 dias não conseguiu apresentar um projeto que agradasse os governantes. Nesta fase, Oscar Niemeyer, fez um esboço do que para ele, deveria ser o projeto e imaginando que nunca seria escolhido, jogou o papel pela janela. Quando Lúcio Costa ficou sabendo, mandou buscar o papel e ao ver o projeto decidiu implementá-lo

Para Oscar, a arquitetura era feita para que se pudesse admirar, como uma obra de arte. Em seus projetos sempre agregava artistas, pintores e escultores.

Outra passagem interessante aconteceu quando indagado pelo General Lott, se o quartel general do exército seria em estilo clássico, respondeu: “É. O senhor em uma guerra o que vai querer? Arma antiga ou moderna?”

Uma boa pedida para quem quer conhecer um pouco mais desse brasileiro que foi eleito o 90 gênio vivo do mundo, é o documentário “A vida é um sopro.” 2007, do diretor Fabiano Maciel.

Vale muito apena assistir! Eu recomendo.

rufipng2.11

 

Foto A: http://www.fashionismo.com.br/2012/12/oscar-niemeyer/">http://www.fashionismo.com.br/2012/12/oscar-niemeyer/

Foto 01: http://g1.globo.com/distrito-federal/fotos/2012/12/traco-do-arquiteto-obras-de-niemeyer-em-brasilia.html

Foto 02: http://www.ccon.go.gov.br/home#">http://www.ccon.go.gov.br/home#

Foto 03:  http://paginacultural.com.br/teatro-municipal-de-uberlandia/">http://paginacultural.com.br/teatro-municipal-de-uberlandia/

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=X078KFCFLsM">http://www.youtube.com/watch?v=X078KFCFLsM

Fontes extras:

http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/oscar-niemeyer/2012/12/05/internas_oscar_niemeyer,334780/a-vida-e-um-sopro-dizia-niemeyer-confira-curiosidades-sobre-o-arquiteto.shtml">http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/oscar-niemeyer/2012/12/05/internas_oscar_niemeyer,334780/a-vida-e-um-sopro-dizia-niemeyer-confira-curiosidades-sobre-o-arquiteto.shtml

http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/oscar-niemeyer/">http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/oscar-niemeyer/

http://www.youtube.com/watch?v=X078KFCFLsM">http://www.youtube.com/watch?v=X078KFCFLsM

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Facebook

Instagram

@leticiarufino_